sábado, 1 de agosto de 2020

Mercado de opções para iniciantes.

Aprenda como funciona e como começar a investir.


É possível tanto proteger a carteira quanto especular usando o mercado de opções; veja como funcionam e quais são as estratégias para operá-las

Quem já investe há algum tempo na Bolsa certamente já ouviu falar em opções. Elas também são negociadas na B3 e estão atreladas a outros ativos de renda variável, como as ações. Por isso, são tão presentes nas rodas de investidores.

Mas o que exatamente são as opções e como é possível lucrar operando com elas?

As opções podem ser utilizadas para fins bem distintos. Servem tanto para proteger os investimentos quanto para especular em busca de ganhos no curto prazo. Você vai entender os detalhes abaixo:

• O que são opções

• Como funciona o mercado

• Vencimento de uma opção

• Entenda os códigos

• Vantagens e riscos

• Estratégias para operar

• Como investir

Sistema de negociação lucrativo

O que são opções?

Opções são instrumentos negociados no mercado financeiro. Elas representam um contrato que dá ao seu titular o direito de comprar ou de vender um determinado ativo por um valor determinado em uma data específica do futuro. É um tipo de derivativo, pois o preço de uma opção “deriva” do preço do ativo a que ela está atrelada.

Existem opções sobre diversos tipos de ativos. No Brasil, o mercado mais volumoso e conhecido é o de opções de ações, negociadas na B3 — mas há também opções sobre moedas, sobre contratos futuros de juros, entre outras. Agora, quando você ouvir falar “opções de Vale”, “opções de Petrobras” ou “opções de Ibovespa”, já sabe do que se trata.

Opções de ações e opções binárias são a mesma coisa?

Opções binárias não têm nada a ver com o mercado de opções sobre ações. Trata-se de um investimento não regulado no Brasil. As operações não acontecem na Bolsa, e sim diretamente entre compradores e vendedores por meio de uma corretora.

Também conhecidas como opções digitais ou opções de retorno fixo, as opções binárias permitem que o investidor faça uma aposta na queda ou na alta do preço de um ativo — como uma ação, um índice, uma commodity, uma moeda — no curtíssimo prazo. Para lucrar, não é preciso acertar de quanto será a variação, apenas a direção (se para cima ou para baixo).

Se, no prazo de alguns minutos, o preço do ativo realmente seguir a trajetória prevista na opção binária, o investidor ganha. O retorno é estabelecido em cada papel, na forma de um percentual do valor aplicado. Mas se o preço do ativo seguir na direção contrária à da aposta, perde-se tudo o que foi investido.

Como funciona o Mercado de Opções

As opções podem ser negociadas na Bolsa ou no mercado de balcão. Quando são listadas em pregões como o da B3, elas possuem características padronizadas e têm data de vencimento estipuladas pela Bolsa. As garantias exigidas de quem negocia, como cobertura ou margem, também são estabelecidos pela B3.

Existem também contratos de opções não padronizadas que são negociados no mercado de balcão. Nesse caso, os compradores e vendedores é que definem as características do contrato, como prazos, valores e inclusive a necessidade de depósito de garantias. Essas opções são registradas na B3, a quem cabe apenas assegurar que os envolvidos cumpram o que acordaram.

É importante conhecer alguns conceitos básicos para entender como as opções são formadas e como podem ser utilizadas em estratégias de investimentos. Conheça os principais:

Ativo-objeto

O ativo-objeto de uma opção é o bem, a mercadoria ou o ativo que está sendo negociado. Opções de ações, por exemplo, têm ações como seu ativo-objeto. Opções de Ibovespa, por sua vez, têm o índice de ações como ativo-objeto.

Titular

O titular é quem compra a opção — e, por consequência, o direito de comprar ou vender o ativo-objeto.

Lançador

Esse é quem vende a opção para o titular, cedendo a ele o direito de comprar ou vender o ativo-objeto da opção — e, em contrapartida, assumindo a obrigação de comprar ou de vender o ativo-objeto também.

Prêmio

O prêmio nada mais é do que o valor pago por quem está comprando uma opção para quem a está vendendo. Nessa transação, o comprador — ou titular — passa a ter o direito de comprar ou vender o ativo-objeto da opção. Em outras palavras, o prêmio representa o preço de ter esse direito.

Call (opção de compra)

São as opções que dão ao seu titular o direito de comprar o ativo-objeto do contrato por um preço prefixado (ou preço de exercício) na data do vencimento (ou exercício).

É importante ressaltar que o comprador tem esse direito, mas não a obrigação. Caso prefira, pode simplesmente deixar a opção chegar ao exercício sem nada fazer. Nesse caso, apenas perde o valor pago como prêmio.

Put (opção de venda)

Quem possui uma opção de venda tem o direito de vender o objeto do contrato pelo preço de exercício na data do vencimento.

Também nesse caso não existe a obrigação de realizar a venda. Ao ceder esse direito a outro investidor, quem tem a put recebe um prêmio por isso.

Strike

Strike ou strike price é o mesmo que preço de exercício. Ou seja, representa o valor prefixado pelo qual o ativo-objeto poderia ser negociado no exercício da opção.

Assim, o investidor que adquire opções de compra de uma ação com preço de exercício — digamos — de R$ 20, poderia comprar o papel nessa data por esse preço. Nesse caso, R$ 20 é o strike das opções.

Saiba mais sobre sobre como operar opções com uma estratégia de negociação lucrativa.




Adaptação de artigo publicado no InfoMoney em 31 de julho de 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário